domingo, 20 de abril de 2008

resumo sobre Gestalt

BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução Ao Estudo de Psicologia. In: ____.A Gestalt. São Paulo: Saraiva, p. 368.

Max Wertheimer, Wolfgang köhler e Kurt Koffa, baseados nos estudos psicofísicos de Ernst Mach (físico) e Christian Von Ehrenfels (filósofo e psicólogo) que relaciona a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicologia.

Esses três estudiosos começaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Eles estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

Os experimentos com a percepção (ponto de partida e uns dos temas centrais da Gestalt) levaram os estudiosos ao seguinte questionamento: há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta – por que, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta, encontra-se o processo de percepção. Para a compreensão do comportamento humano é necessário saber como o individuo percebe e o que percebe.

O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da psicologia – o comportamento, já que essas duas teorias definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento. O Behaviorismo, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta. A critica dos gestaltistas ocorre por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo.

Para os gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Suas justificativa para essa postura é baseada na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.

Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto). Nesses fenômenos da percepção a Gestalt encontra condições para compreender o comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa forma, onde existe a tendência da nossa percepção em buscar a boa-forma que permite a relação figura-fundo. Quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre a figura e o fundo. Quando isso ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo. Desta forma, o conjunto de estímulos determinantes do comportamento é determinado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental.

O meio geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetivos. O meio comportamental é o meio resultante da interação do individuo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração e repulsão). Esse campo de força psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.

Esse processo ocorre de acordo com três seguintes princípios. O primeiro é o da proximidade onde os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. O segundo é o da semelhança onde os elementos semelhantes são agrupados e o terceiro é o fechamento onde uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão.

Frederick Perls desenvolveu a concepção da Gestalt-terapia, dois grandes articuladores dessa abordagem são Lore Perls e Paul Goodman. A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica nascida da inter-relação de várias escolas filosóficas e teóricas a partir da organização especifica do seu criador.

Nessa abordagem, a existência humana é definida segundo a relação campo-organismo-meio, sendo impossível conceber o ser humano fora do contexto e do meio no qual está inserido. Partindo desse pressuposto o processo de conscientização é vital, pois é a partir dele que o sujeito pode estabelecer contatos de boa qualidade, responsabilizando-se por sua existência e assumindo plenamente seu potencial, que mais é do que a auto-realização. O principio de auto-realização existe em todos os organismos e é responsável pela satisfação de necessidades e pelo conseqüente equilíbrio organísmico.

Para a Gestalt-terapia a única possibilidade de existência é o aqui e agora, posto que o ontem já foi e o amanhã não chegou. Como a abordagem gestáltica volta-se para o todo, e em muitos aspectos somos a totalidade de nossas experiências, o que dar a entender q eu não reconhecer o passado significa alijar do sujeito uma parte que compõe. No entanto falar do passado não traz energia suficiente para presentificá-lo nem possibilidade de integrá-lo ao presente de modo a propiciar crescimento. Por isso não se pode viver como se estivesse no passado ou futuro qualquer possibilidade de viver é o agora.

A homeostase é o processo através do qual o organismo satisfaz suas necessidade. Uma vez que as necessidades são muitas, o processo de homeostase perdura o tempo todo. Por isso podemos chamá-lo de processo de auto-regulação.

Já a awareness é um processo de contato na relação estabelecida entre campo, organismo e meio, com qualidade acentuada de atenção e sentido. A awareness é experimentar e saber como e o que eu estou fazendo agora.

O contato e a fuga são opostos dialéticos. São descrições dos caminhos pelos quais encontramos os fatos psicológicos. A fuga na Gestalt-terapia não significa necessariamente ser um comportamento defensivo neurótico. O que determina a adequação e asserção desse comportamento está relacionado com a awareness envolvida na situação.

Devido à influencia do holismo, na Gestalt-terapia saúde não é simplesmente a ausência de doença. Saúde como um processo sempre cambiante, em que por meio de uma interação adequada com o meio o organismo satisfaz suas necessidade. Essa visão engloba todos os aspectos do ser humano como um todo organizado; o físico, o psíquico e o espiritual somam-se numa configuração indivisível cujo funcionamento é harmônico.

Ajustamento criativo é o processo que demanda ajustamento possível naquele momento, porém interagindo criativamente dentro do campo de interação. Esse termo refere-se aos ajustamentos possíveis entre o individuo e o meio que possam promover de alguma forma o fechamento de figuras.

A palavra self é utilizada quase como um sinônimo de “eu” ou “eu mesmo”, determinando uma característica de instancia psíquica. O self não pode ser considerado como instância, mas como sistema cuja função é variável dependendo da necessidade organísmica e do meio no qual esse organismo busca sua satisfação. Desta forma, o self propicia e age como integrador de experiências, e quando falamos em experiências não podemos deixar de pensar em percepção num sentido amplo.

O self pode assumir a função ou aspecto de Ego, Id e Personalidade, muito embora essas três funções tenham mais efeito didático do que uma correspondência total com a realidade, posto que viver é processo e existe a subjetividade e a peculiaridade de cada um. Desta forma, o Ego, Id e Personalidade são concebidos como aspectos/funções do self.

A função do Id é a que parece necessitar menos de “consciência”, uma vez que está ligada as funções e aos atos automáticos, como a satisfação de necessidade vitais e pulsões internas. Já a função Ego está ativa no self em que há deliberação de atitude por parte do individuo, tanto no sentido de assimilação como no de rejeição. A função personalidade está intimamente ligada à auto-imagem de cada um. Esta função tem por tarefa básica assegurar a integração das experiências anteriores, construindo a identidade de cada um ao longo do tempo.

A neurose são as interrupções do fluxo natural de figuras, tornando-as “inacabadas”. Em função do acumulo de situações não resolvidas o individuo começa a perder a capacidade de hierarquizar necessidades, cristalizando determinadas situações e tornando-as “figuras rígidas”. Essa interrupção dos processos contínuos da vida é tamanha que acaba por sobrecarregar o individuo, impedindo-o de estabelecer figuras cristalinas, impedindo assim seu fechamento.

Perls explica a estrutura da neurose, dividindo-a em cinco camadas. A primeira é a camada dos clichês nela encontramos símbolos e gestos destituídos de sentido e por isso vividos automaticamente. A segunda é a camada do desempenho de papeis essa se incumbe de mostrar ao mundo e ao outro aquilo que não somos. A terceira camada é a implosiva, também chamada de camada da morte, pois ocorre uma “paralisia” causada por forças em oposição. A tônica dessa camada repousa no medo da morte ou numa vivência na qual o individuo se identifica como se passasse por um processo de morte. Apos as camadas descritas e quando de alguma forma elas podem ser superadas, ocorre o impasse, que nada mais é do que a experiência da anti-existência. Camada explosiva a partir do processo descrito, a camada de morte energiza-se, voltando à vida e fazendo o “implodir” tornar-se “explodir”. Essa implosão pode vir na forma de quatro sentimentos básicos: explosão em pesar genuíno, explosão em organismo, explosão em raiva e explosão em alegria de viver.

A confluência é quando o individuo não sente barreiras entre si mesmo e o mundo ou o outro. Assim, a “dissolução” da fronteira de contato, ficando obscuro o limite estabelecido entre o individuo e aquilo com o que está em confluência.

A confluência patológica impede que o indivíduo perceba e respeite as diferenças incluídas em determinada situação; evidencia-se uma dificuldade crônica de barreira e aceitação daquilo com o qual ele não está confluente.

Na projeção há uma tendência a responsabilizar o meio por conteúdos que são do próprio individuo. O sujeito que projeta constantemente, atribui ao mundo e ao outros defeitos ou qualidades que no geral estão em si mesmo.

Nenhum comentário: